O Bull Terrier Miniatura
O Bull Terrier Miniatura é um grande amigo, companheiro e muito apegado ao dono. Seu porte atlético faz dele um excelente cão para prática de esportes. Acompanha seu dono em suas caminhadas, corridas, trilhas e natação.
Ele tem uma aparência divertida com a cabeça em formato único, desprovida de qualquer ângulo com o focinho( downface). Nenhuma outra raça canina, possui essa característica. É pequeno e atarracado com um olhar gentil capaz de transmitir sentimentos sem fazer alarde. Alias, o Bull Terrier Miniatura não é um cão propenso a latir.
O Bull Miniatura é determinado, inteligente e protetor do dono. Em geral, se dá bem com todos na família. Com crianças, costuma ser carinhoso e cuidadoso. Se adapta muito bem em apartamento, sendo um cão que acompanha o ritmo da casa, se mantendo calmo e até certo ponto dorminhoco, porém pronto para brincadeiras, corridas, caminhadas logo que estimulado para tal fim.
A sua pelagem é curta, rente, e brilhante. Quanto às cores, existem muitas variedades, tigrado, baio(bege), branco, preto, tricolor, sendo que o branco pode aparecer nessas outras cores, fazendo marcações muito bonitas.
O Bull Terrier Miniatura apresenta as mesmas características, o mesmo padrão e as mesmas cores do Bull Terrier Standard (normal), porém com a altura menor. Mas um Bull Terrier Miniatura só é considerado miniatura, quando consta em seu pedigree, os pais sendo miniatura e consequentemente ele também. Jamais um Bull Terrier Standard originará filhotes miniatura, por menor que ele possa ser. O Bull Terrier Miniatura é uma raça a parte do seu irmão maior, e apenas ambos pais sendo miniatura, o filhote poderá ser registrado como tal.
O Bull Terrier Miniatura precisa ter contato com outros animais desde pequeno, pois é ciumento e exclusivista. Além disso, é independente, forte e dominador.
Sua origem se deu na Inglaterra por volta do ano de 1835, surgido provavelmente de um cruzamento de um Bulldog com o hoje extinto Terrier Inglês Branco.
Naqueles duros tempos onde a luta entre cães era permitida, os Bull Terriers tinham de ser bons cães de briga e para isso a força, agilidade e coragem eram essenciais. Eles eram criados por cavalheiros e para cavalheiros e o senso de lealdade no esporte entre os criadores era uma séria questão de honra.
Durante a segunda guerra mundial, o general inglês Patton , tinha em um bull terrier branco, seu mais leal soldado!!